sábado, 12 de outubro de 2013

Lombo de Porco Assado com Alecrim

O alecrim é excelente no tempero do borrego, mas também é usado com frango, carne de porco, coelho e salsichas. Tem um sabor forte, pelo que convém usá-Io cuidadosamente e finamente picado. Os pés inteiros podem usar-se como base para grelhar carnes vermelhas ou aves. Também pode ser usado em infusão, para confecção de pratos doces, como cremes, molhos doces, xaropes e gelado de baunilha.


Ingredientes: 

1 kg de lombo de porco limpo
2 ramos de alecrim 
1 ramo grande de tomilho 
1 folha de louro
1 dente de alho cortado em lascas
2 colheres de sopa de azeite 
Sal a gosto




Modo de preparar:

Com a ponta de uma faca afiada, perfure toda a carne e enfie as folhas de alecrim e as lascas de alho. Separe as folhas de tomilho e misture-as com a folha de louro esmigalhada e o sal. Esfregue a carne com essa mistura e coloque-a numa assadeira pequena. Regue com o azeite e asse em forno pré aquecido (180°C) por 1 hora.
Continue a regar com o azeite, de vez em quando. Deixe a carne descansar por 10 min. em local aquecido antes de cortá-lo em fatias. O lombo de porco também pode ser servido frio com salada de batatas.

(Receita e foto de http://www.aromaticasvivas.com/pt/culinaria-saudavel/receitas-gourmet-aromaticas/cozinhar-alecrim.aspx)

Sem comentários:

Enviar um comentário