quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Lombo de Porco Recheado

Ingredientes

2 ovos

2 c. (sopa) de manteiga
900 gr de lombo de porco
1 c. (sopa) de massa de pimentão

Sal
Pimenta
150 g de presunto
1 c. (chá) de colorau
1 cebola
3 dI de vinho branco
1 dI de azeite
300 g de abóbora
1 nabo grande
1 curgete pequena
1 ramo de segurelha
4 dentes de alho



Modo de Preparação
Bata bem os ovos e transfira-os para uma frigideira antiaderente, previamente untada com parte da manteiga. Deixe solidificar de forma a obter um crepe. Retire e reserve.
Entretanto, abra o lombo de porco ao meio, obtendo uma tira comprida com cerca de 0,5 cm de espessura. Barre com a massa de pimentão e tempere com sal e pimenta.
Coloque o crepe e o presunto cortado às fatias em cima, enrole tipo torta e prenda com fio de cozinha. Tempere com sal, pimenta e o colorau.
Transfira para um tabuleiro de fomo, forrado com cebola às rodelas, e regue com o vinho e o azeite. Asse por 45 minutos a 190º C. Com uma colher parisiense, retire bolas da abóbora e do nabo. Corte a curgete aos quartos e dê alguns golpes tipo leque. Coza o nabo por três minutos em água fervente temperada com parte da segurelha. Junte depois a abóbora e a curgete e cozinhe por mais cinco minutos. Passe os legumes pela restante manteiga, juntamente com os alhos picados. Tempere com sal e pimenta e sirva a acompanhar a carne cortada às fatias. Decore com a restante segurelha.


Sugestão:
Asse algumas maçãs juntamente com a carne, retire-lhes a pele e os caroços e desfaça em puré. Esta sugestão dará um acompanhamento.


( da minha recolha de Receitas - da Revista Cozinha Tradicional / 2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário