quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Batatada de Natal


Receita carateristica dos Açores

Ingredientes:
Puré de batata doce, do  Algarve, se possível
açúcar em pesos iguais
Nozes - qb 


Ingredientes
Coza a batata descascada. passe-a no passe-vite e pese-a. Num tacho largo. leve ao lume igual peso de açúcar (sem água) e deixe começar a fazer caramelo por baixo. mexendo de vez em
quando para não queimar. mas deixando que fique loiro escuro. Vá mexendo até o açúcar estar todo semeado de pequenas bolas de caramelo, mas a maior parte do açúcar deve ficar sem queimar. Esta operação tem por fim dar melhor gosto à batata e torná-la menos enjoativa.
Tire o tacho do lume e deite sobre o açúcar a batata já passada. misturando-a completamente com o açúcar. Volte a levar ao lume. mexendo sempre com uma colher de pau (grande. pois costuma «respingar» como a marmelada). Com o calor os grumos do caramelo vão derretendo e. quando desaparecem todos, a batatada está pronta. Deve ficar bastante espessa. Se a batata for muito seca, junte um pouco de água quente enquanto está nesta última operação. È preferível fazer este doce com batata doce do Algarve, que é melhor e menos seca. Depois de pronta. deite com uma concha para taças fundas que possam ir à mesa. não alisando por cima. Sirva fria e enfeitada com meias nozes. 


( Receita da minha recolha de receitas de Olinda Cruz -2002)

Sem comentários:

Enviar um comentário